quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seminário LGBT defendeu Estado laico , liberdade de crença e fim da intolerância

GLB14052013
X Seminário LGBT no Congresso Nacional

Mais de trezentas pessoas, de todas as unidades da federação, participaram do X Seminário LGBT no Congresso Nacional, realizado nesta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados. A defesa da laicidade do Estado e do respeito à liberdade de crença foram os principais pontos destacados nas exposições dos convidados e nos debates.

Sob o lema “Liberdades, abram as asas sobre nós”, a atividade foi organizada pelas comissões de Cultura, de Educação e de Legislação Participativa da Câmara, em conjunto com a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos.

Na condição de vice-presidente da Comissão de Educação, o deputado Artur Bruno (PT-CE) deu as boas vindas aos participantes do seminário e lembrou que a Constituição de 1988 consagrou o Estado laico. “Os parlamentares que elaboraram a Constituição foram felizes ao determinar que todos são iguais perante a lei, sem distinção de classe, de idade, de etnia, de gênero, de orientação sexual ou de liberdade religiosa. Com esse seminário, mostramos que somos fiéis à Constituição brasileira”, declarou Artur.

O deputado Paulão (PT-AL), que coordenou um dos painéis, avaliou satisfatoriamente o evento e ressaltou a participação de parlamentares evangélicos que não se aliam às posições mais fundamentalistas. “Foi um seminário muito positivo, que reuniu vários partidos e entidades que travam essa luta por direitos igualitários. Vale destacar o papel do presidente da Comissão de Legislação Participativa, Lincoln Portela (PR-MG), que é evangélico, mas demonstra que é contra a intolerância que é disseminada por alguns parlamentares nesta Casa”, disse Paulão.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES), chamou a atenção para o aumento da violência com motivação homofóbica. “Mães e pais da população LGBT neste País não merecem o sofrimento de uma discriminação dessa natureza e da envergadura que estamos vendo hoje com o crescimento dos homicídios seguidos de requintes de crueldade, motivados exclusivamente pelo fato de haver preconceito contra a população LGBT. Faço minha saudação aos lutadores e lutadoras do LGBT e parabenizo os deputados que organizaram a reunião”, disse a parlamentar capixaba.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) destacou o contexto no qual ocorre o debate e a sua representatividade. “O tema é extremamente pertinente e oportuno e o seminário está muito representativo, com lideranças do movimento feminista, do movimento LGBT e de outros segmentos da sociedade civil que defendem a igualdade de direitos para todos”, afirmou Fátima.

Marcha - Nesta quarta-feira (15), a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e entidades parcerias realizarão, na Esplanada dos Ministérios, a IV Marcha Nacional contra a Homofobia – “Em defesa do Estado laico, da democracia e dos direitos humanos”.

Rogério Tomaz Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário