quarta-feira, 29 de maio de 2013

Eraldo solicita implantação do Orçamento Participativo em São Gonçalo Do Amarante


Democratizar a gestão pública e minimizar as barreiras da desigualdade social. Essas são metas fundamentais do programa de Orçamento Participativo (OP), que oferece aos cidadãos a possibilidade de escolherem o destino dos investimentos públicos e de participarem ativamente da melhoria da sua cidade.

Surgido no Brasil no final da década de 80, o Orçamento Participativo tem ganhado projeção no cenário internacional. Estima-se que atualmente existam cerca de duas mil experiências de Orçamento Participativo no mundo, muitas delas desenvolvidas e inspiradas nas iniciativas brasileiras. Com cerca de duas décadas de gradativa e crescente experiência com programas de Orçamento Participativo, o Brasil virou uma referência internacional quando se fala em democracia participativa.

O Vereador e Presidente do PT/RN propôs, através do requerimento, aprovado na sessão desta terça, 28/5/13, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, a implantação do Orçamento Participativo em São Gonçalo do Amarante. Segundo Eraldo, o município precisa se abrir para uma gestão mais democrática e participativa e o OP proporciona isso.

Vereador Eraldo Paiva

“ O nosso Município precisa se abrir para uma gestão ainda mais democrática e Participativa. O OP é uma experiência de sucesso em várias cidades no Brasil e no Exterior. Cidades como Fortaleza, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte, Manaus, Caxias do Sul, Porto Alegre são exemplos de sucesso do OP pelo Brasil. São Gonçalo pode também construir uma gestão mais afinada com os anseios da população e das classes sociais a partir da implantação do OP.” Disse Eraldo

O orçamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário