quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mineiro se reúne com associações de surdos e intérpretes do RN

1368044781_20130508_163434.jpg
Deputado Fernando Mineiro e os representantes da ASNAT

O Deputado Fernando Mineiro (PT) se reuniu nesta quarta-feira, 8, com representantes da Associação de Surdos de Natal (Asnat) e da Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais do RN (APIL-RN) para tratar da realização de uma audiência pública com o objetivo de debater a necessidade de escolas bilíngues em Natal e no Estado.

Mineiro disse que a proposta é que a audiência pública aconteça no dia 13 de junho. O deputado relatou que fez contato com o Ministério da Educação (MEC), para que o órgão envie um representante para falar sobre a Política Nacional de Educação Bilíngue para Surdos. 

O presidente da Asnat, José Arnor de Lima, entregou ao deputado um documento, elaborado pelos surdos doutores do Brasil, entregue ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, com propostas para serem analisadas pelo MEC. 

José Arnor defendeu a necessidade de escolas bilíngues para contribuir com a educação da criança surda, desde as primeiras séries, na linguagem de Libras, a primeira língua oficial dos surdos. 

A presidente da APIL-RN, Joseoneide Lima, disse que somente colocar intérpretes nas escolas não resolve o problema dos surdos, porque muitas crianças não foram educadas em Libras. “Como não foram educadas em Libras, elas não entendem nada. Por isso a importância da escola bilíngüe”. 

A vice-presidente da APIL-RN, Laralis Nunes de Souza, entregou ao deputado uma carta escrita e assinada por oito alunos surdos da Escola Estadual Anísio Teixeira. No documento, eles relatam que a instituição tem 18 estudantes surdos matriculados, nos turnos da manhã, tarde e noite, mas só há um intérprete, ainda assim voluntário, para ajudá-los. 

Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário