quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mineiro comemora conquistas da classe trabalhadora, mas afirma que “ainda há muito o que conquistar”


No último mês de março, a taxa de desemprego no Brasil, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 5,7%. Trata-se do menor índice para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, cujo início se deu em 2002. 

Em março do ano passado, a taxa de desocupação havia ficado em 6,2%. Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o emprego no Brasil está crescendo de forma quantitativa e qualitativa, com aumento de empregos com carteira assinada e do rendimento real do trabalho, ou seja, reajustes que ficam acima da inflação. 

Apesar dessa constatação positiva, o órgão considera que ainda estamos longe de alcançarmos a situação de pleno emprego, em que todos teriam uma colocação no mercado de trabalho, com remuneração justa. Os entraves para chegarmos a esse nível seriam um mercado informal grande e a existência de pessoas com subocupação e salários médios considerados baixos.

Deputado Fernando Mineiro

O Deputado Fernando Mineiro avaliou que os dez anos de governo do PT no Brasil trouxeram muitas conquistas para a classe trabalhadora, como a valorização do salário mínimo, o aumento do poder de compra e as menores taxas de desemprego já registradas no país. Ele, porém, concorda que, apesar dos avanços, ainda há muito que ser conquistado. 

“Nós avançamos, mas isso não significa que conquistamos tudo o que queríamos. Ainda há muito que conquistar e pelo que lutar. Vamos continuar nessa batalha para assegurar e aumentar os direitos dos trabalhares e das trabalhadoras do Brasil”, comentou. 

Um dado importante que demonstra como, apesar da crise econômica mundial, estamos numa situação relativamente tranquila no Brasil é que enquanto nosso índice de desemprego ficou em 5,7% em março deste ano, a taxa de desocupação nos Estados Unidos foi de 7,7%. Já a Espanha registrou índice de 27,2%. 

Fonte: Karime Xavier/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário