terça-feira, 9 de abril de 2013

Vereador Eraldo Paiva vem desenvolvendo um trabalho coerente e com foco nas comunidades


A atuação de um parlamentar se dá por diversas vias, mas a principal delas é o dialogo com as comunidades e a solicitação junto ao poder executivo. O poder legislativo não tem a responsabilidade de executar serviços e obras, independente do âmbito de representação (municipal – estadual – federal), essa função é do poder executivo. Os parlamentares ocupantes dos cargos legislativos tem a responsabilidade de fazer uma ponte entre a população e o poder executivo, levando suas solicitações e demandas e fiscalizando a execução das mesmas por parte do poder executivo.



Vereador Eraldo Paiva

O Vereador de São Gonçalo do Amarante e Presidente Estadual do PT/RN, Eraldo Daniel de Paiva, vem desenvolvendo um mandato coerente com essas atribuições e responsabilidades conferidas à um parlamentar. A atuação do vereador nos dois meses da legislatura 2013 – 2016 tem comprovado essa coerência com as responsabilidades atribuídas ao cargo e com a linha ideológica de seu partido (PT).

Nos últimos meses várias ações significativas do mandato do parlamentar tiveram o foco nas necessidades das comunidades e do município. As principais são:

Requerimentos

Vários requerimentos foram colocados em votação nas sessões. Neles estavam contempladas as solicitações de algumas comunidades de São Gonçalo do Amarante. Confira a lista abaixo:

·         Requerimento 34/2013 – 07/2/13: Solicitou uma reforma na Praça Senador Dinarte Mariz, localizada no centro de São Gonçalo do Amarante.
·         Requerimento 53/2013 – 19/2/13: Solicitou a redução da conta de água para os usuários do SAAE. A solicitação surgiu da observação do parlamentar para o desconto que o governo federal concedeu na conta de energia das empresas. Com isso o SAAE irá economizar na sua respectiva  conta de energia. A solicitação é que essa economia do SAAE seja repassada para o usuário do serviço em São Gonçalo. Na mesma sessão foi aprovado um requerimento verbal solicitando um convênio do Hospital Belarmina Monte com o Governo do Estado.
·         Requerimento 94/2013 – 28/2/13: Solicitou a reabertura da Biblioteca do Conjunto Amarante. A solicitação foi feita a partir do dialogo com estudantes da comunidade que expressaram o prejuízo pela inatividade da biblioteca.

·         Requerimento 109/2013 – 05/3/13: Solicitou a construção de abrigos nos pontos de parada dos ônibus e alternativos na entrada do Loteamento Jomar Alecrim (Conjunto Brasil) em ambos os sentidos de tráfego. A solicitação foi fruto do diálogo com o conselho comunitário da comunidade que tem feito uma parceria com o mandato.

·         Requerimento 122/2013 – 19/3/13: Solicitou a construção de uma praça/área de lazer também no loteamento Jomar Alecrim e também fruto de um trabalho em conjunto com o conselho comunitário da comunidade.

·         Requerimento 138/2013 – 12/3/13: Solicitou a realização de uma Audiência Pública com os engenheiros do DNIT para apresentação do projeto de mobilidade urbana do gancho de igapó. A solicitação surgiu de uma prévia audiência particular feita com os engenheiros do DNIT para conhecimento do projeto e dos prazos de execução da obra. É uma iniciativa em parceria com o mandato do Deputado Fernando Mineiro.

·         Requerimentos 158 – 179/2013: Solicitaram, respectivamente, a colocação de bancos e iluminação na praça da comunidade e a reativação do posto de recolhimento e distribuição de correspondências dos correios, ambos direcionados a comunidade de Igreja Nova. A solicitação surgiu do relacionamento com lideranças da comunidade que trouxeram a demanda ao mandato.

Audiência Pública

Em parceria com o mandato do Deputado Estadual Fernando Mineiro, Eraldo viabilizou uma audiência interna com os engenheiros do DNIT para conhecimento do projeto de mobilidade urbana do gancho de igapó e dos prazos para execução da obra. Está em faze de organização uma audiência pública para explanação do projeto para a população da região metropolitana de Natal, principal prejudicada com o caos do trânsito naquele trecho.


Viabilização de verbas para o município

Em parceria com o mandato da Deputada Federal Fátima Bezerra, Eraldo articulou a liberação de verbas importantes para o município de São Gonçalo do Amarante.  As liberações corresponderam aos valores de R$500.000,00 para a compra de mais dois ônibus escolares e a verba de R$1.200.000,00 para a construção de uma escola no município.


Atendimento de solicitação dos Estudantes do IFRN – São Gonçalo

Procurado pelos estudantes do IFRN, Eraldo intermediou o contato entre os estudantes e a secretaria municipal de educação para a viabilização do transporte dos estudantes residentes na zona rural do município.


Solicitação de Estrutura para o Conselho Tutelar de São Gonçalo

Através do requerimento 057/2012, Eraldo solicitou junto à Deputada Federal Fátima Bezerra que através de emenda parlamentar fosse disponibilizado para o conselho tutelar de São Gonçalo um automóvel para ajudar na locomoção dos conselheiros nas diligências. Além do  automóvel, a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, confirmou que os conselhos ainda serão contemplados com um kit para suprir necessidades estruturais básicas dos conselhos. O kit contém: cinco computadores, uma geladeira, um bebedouro e uma impressora. A entrega desses equipamentos será feita no próximo dia 12 de Abril em Natal pela própria Ministra Maria do Rosário.

Vereador e Militante do PT

Eraldo é nascido em São Gonçalo, militante do Partido dos Trabalhadores desde os tempos de criança e vereador pela segunda vez no mesmo município. Para ele é importante ser um parlamentar atuante, pois existe uma carência de representantes que trabalhem pelas comunidades.

“Procuro desenvolver o mandato a partir da realidade das comunidades, pois sem a participação popular fica inviável construir um mandato de conquistas e transformações. O meu partido preza por essa filosofia, pelo diálogo, pela parceria com as classes sociais, com as comunidades. Percebo que existe uma carência de parlamentares que enxerguem o exercício do cargo como serviço, que trabalhem pela, para e com as comunidades.”  Enfatizou Eraldo 

Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário