sexta-feira, 19 de abril de 2013

Rio Grande do Norte oferece 47 mil vagas em cursos de qualificação



O estado do Rio Grande do Norte vai receber, este ano, cerca de 47 mil vagas para cursos de capacitação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria). 

Os municípios serão orientados sobre o preenchimento das vagas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que está promovendo reuniões nesta quinta (18) e sexta-feira (19), em Natal.

“A orientação do MDS é qualificar ainda mais o Pronatec Brasil Sem Miséria no estado e possibilitar que os beneficiários possam acessar as vagas de trabalho oferecidas pelo Sine”, explica o diretor de Inclusão Produtiva, Luiz Müller. 

Segundo ele, os municípios também serão orientados sobre a aplicação dos recursos do Programa de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), que visa à capacitação de equipes de inclusão produtiva nas secretarias de Assistência Social.

Confira o Vídeo: 

Cursos

No Rio Grande do Norte, 11.532 beneficiários de programas sociais do governo federal passaram pelos cursos de capacitação entre março de 2012 e março deste ano. Do total, 2.299 beneficiários concluíram os cursos somente em Natal. Dos 128 cursos oferecidos, os mais procurados foram os de auxiliar administrativo, eletricista, instalador predial e cuidador de idosos.

O programa é oferecido em 21 municípios do Rio Grande do Norte. No Brasil, o Pronatec e o Brasil sem Miséria oferecem 448 cursos em diferentes áreas. Com duração mínima de 160 horas, destinam-se a pessoas com idade a partir de 16 anos. Além de material escolar e didático, os alunos têm alimentação e transporte.

Os cursos são executados pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com governos estaduais, prefeituras e iniciativa privada, por meio do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac). 

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País. Até 2014, o governo federal prevê a construção de 208 novas unidades da rede em duas fases. Na primeira fase, em execução, serão construídas 88 unidades que devem ser inauguradas até 2012. Para 2013 e 2014, deverão ser construídas outras 120 unidades.

Ao todo, será formada uma rede com cerca de 600 escolas técnicas profissionalizantes, administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Isso equivale a um atendimento direto a 600 mil estudantes em todo o País.

O Pronatec também amplia as vagas das redes estaduais de educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.

Confira o Vídeo:

Como participar

Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CadÚnico, mesmo que o candidato não seja beneficiário do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O interessado deve procurar o Cras de seu município ou a Secretaria de Assistência Municipal.

Clique aqui para localizar o endereço do Cras mais próximo. 

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário