segunda-feira, 11 de julho de 2011

“Educação em São Gonçalo vive um grande momento”, comemora Abel Neto


O secretário de Educação de São Gonçalo do Amarante, Abel Soares Ferreira Neto, é o segundo entrevistado da série de matérias especiais do Blog do Eraldo. Abel, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, falou sobre a situação ‘difícil’ em que encontrou a rede de ensino e destacou os principais avanços e conquistas em dois anos e meio de gestão. 

A rede básica de ensino possui 56 unidades, sendo 53 mantidas com recursos próprios e 03 em parcerias com instituições privadas. São mais de mil funcionários (efetivos, contratados e comissionados) trabalhando.

Abel Neto destacou os avanços da gestão e lamenta o estado ‘critico’ deixado pelo governo anterior. “Hoje a situação da educação em São Gonçalo é muito melhor diante da realidade encontrada quando nós assumimos. Quatro escolas estavam interditas e nas demais existiam problemas hidráulicos e elétricos. Além disso, encontramos um déficit de cinco mil carteiras. Faltava também geladeira, equipamentos e uma série de outros objetos”, lamentou. 

O secretário reforçou que todos os prédios passam por reformas periódicas e que hoje não existe mais falta de carteiras. “Mais de 40 das 56 unidades foram reformadas. Compramos geladeiras, mesas e demais utensílios necessários para o funcionamento das escolas”, disse Abel. 

Ao assumir, Abel encontrou professores desmotivados e servidores com salários atrasados. “Reestruturamos o caos. Hoje pagamos regularmente os funcionários e estamos fazendo os devidos reajustes nos salários de acordo com nossa capacidade”. 

O Ideb de São Gonçalo do Amarante saltou de 2.8 para 3.2 em um ano de gestão. Atualmente três ônibus fazem o transporte regular dos alunos e mais de 50 mil peças de roupas foram distribuídas para os estudantes. A merenda escolar recebeu reforço com produtos da melhor qualidade.  

Abel Neto comemorou também a implantação do IFRN. “O mais importante é que em São Gonçalo o aluno tem acesso a todas as modalidades de ensino. Com a chegada do IFRN agora temos ensino técnico, profissionalizante e superior. O aluno antes tinha que sair do município para estudar. Hoje é diferente. Só sabe da importância aquele que é beneficiado”.

Militância no PT 
Abel Neto iniciou sua trajetória política em 1986 quando cursava Geografia na UFRN. Em 1989 participou do processo de fundação do diretório municipal do PT em São Gonçalo do Amarante.  “Foi uma geração política importante. Uma forma de protesto contra a política fisiologista existente na época. O nosso maior objetivo na política é fazer que o poder seja capaz de transformar vidas através das políticas públicas”. 

Sobre a parceria do PT com a gestão atual, Abel ressaltou: “Jaime Calado faz uma boa parceria política com o PT. Tenho muito orgulho de fazer parte de seu governo, pois Jaime pensa e trabalha pelo coletivo”, finalizou.