quinta-feira, 21 de julho de 2011

‘Me sinto parte da história’ orgulha-se França, autor do hino de São Gonçalo


Compositor, cantor, ator, violinista e um amante da MPB. Esses são alguns dos atributos que melhor traduz o artista França D'lima. É dele a autoria do hino de São Gonçalo do Amarante.

Em 2009 foi realizado um concurso público para escolha do hino que melhor representasse o município. Franca, que guardava há algum tempo rabiscos escritos em um caderno, resolveu entrar na disputa. Saiu vencedor. “Estava com a letra encaminhada, apenas dei uns acertos finais e fiz minha inscrição. A letra trata de toda história de São Gonçalo, desde os Mártires até hoje. Fala do passado, presente e do futuro, pegando o gancho do aeroporto”, explica o autor.

França acredita que sua vitória se deu graças às particularidades contidas no hino que caracterizam o município. “Fiz todo um resgate da história para que o sãogonçalense sinta orgulho de sua história”, revela.
Agradece o apoio do vereador Eraldo Paiva. “Fiquei surpreso e muito feliz quando soube que Eraldo tinha mandado confeccionar um marca texto com a letra do hino. É muito importante saber que podemos contar com parlamentares preocupados com a cultura e a história”, disse França. 

França iniciou a carreira artística no teatro em meados da década de 90, mas sempre misturando teatro e música. Em 1993 participou de seu primeiro festival de música, conquistando o segundo lugar. “A partir desse festival peguei gosto pela música e não parei mais”, conta.

Com o ‘Songa Também dá Côco’ (1999), França, que também assina a coprodução do disco, gravou pela primeira vez. A partir de então participou de vários festivais e concursos consolidando, cada vez mais, seu nome como um dos artistas locais de maior destaque.

“Fico muito feliz em saber que meu nome perdurará. Me sinto parte da história por ter contribuído com o meu município”, emociona-se.