terça-feira, 12 de julho de 2011

CLIPPING: Eraldo Paiva prestigia posse do novo Superintendente do INCRA/RN, o companheiro Valmir Alves



Logo mais ás 16h, o Presidente Estadual do PT Eraldo Paiva prestigiará a solenidade de posse de Valmir Alves no cargo de superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RN). O evento ocorre a no auditório do Incra, em Petrópolis. 

Perfil:Valmir Alves tem uma longa história na militância petista desde a fundação do partido no estado, onde já disputou por duas vezes o mandato de deputado estadual, disputou a direção estadual da sigla no Processo interno de Eleição Direta, presidiu o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró, exerceu no último ano a função de delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Graduado em Educação/Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o novo superintendente do Incra/RN já atuou na Cooperativa de Assessoria e Serviços Múltiplos ao Desenvolvimento Rural-Coopervida, na Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte e foi. Também atuou na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O INCRA conseguiu de 2003 a 2010, adquiridos 113.559 mil hectares, instalados 55 novos assentamentos, beneficiando 10.184 famílias.

Dos 40 anos de existência da autarquia, somente nos últimos oito anos o INCRA adquiriu cerca de 21% do total de terras incorporadas ao Programa Estadual da Reforma Agrária. Nesse mesmo período, foram assentadas 51,2% do total de famílias e criados cerca de 20% dos assentamentos federais no RN. 

Com sede em Natal,o INCRA conta com cerca de 160 servidores e tem a missão de implementar a política de reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário no Rio Grande do Norte. Hoje, o Instituto Agrário conta com 288 assentamentos criados, 543.686 mil hectares de terra desapropriados e cerca de 20 mil famílias assentadas, uma população estimada em 100 mil pessoas aproximadamente. Traduzindo em outros números, dos 40 anos de existência da autarquia, somente nos últimos oito anos o INCRA adquiriu cerca de 21% do total de terras incorporadas ao Programa Estadual da Reforma Agrária. Nesse mesmo período, foram assentadas 51,2% do total de famílias e criados cerca de 20% dos assentamentos federais no RN.