sábado, 7 de maio de 2011

Marta Suplicy quer tornar crime casos de homofobia


A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de reconhecer a união homossexual estável, deve aumentar as discussões sobre o assunto no Congresso Nacional nos próximos dias. Para a senadora Marta Suplicy (PT/SP), que é relatora do projeto que torna crime a homofobia no Brasil, a decisão do Supremo pode ser considerada histórica para o País.   

“Todas as pessoas que torcem pela felicidade do ser humano sem discriminação veem dessa maneira, então acho que nós estamos num momento histórico, e o discernimento do Supremo está sendo extremamente importante para o avanço dessa questão da união estável” afirmou a petista.   

Segundo o professor e estudioso de Direitos Humanos, Conrado Batista, os novos direitos para os homossexuais são uma vitória para a democracia. “Nós temos a homofobia que atrapalha muito essa questão. Hoje nós vemos muitos religiosos criticando a decisão, mas esse é um passo importante para a democracia. Nada muda o direito a critica, o direito das pessoas não gostarem, mas o direito do homossexual de favorecer suas relações também é importante”.   

De acordo com a decisão do STF, casais com parceiros do mesmo sexo passam a ter direitos como a comunhão parcial de bens, pensão alimentícia e herança. 

(Janary Damacena – Portal PT)