quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pronatec Brasil Maior vai oferecer 120 mil vagas de capacitação


Os cursos serão gratuitos e oferecidos de acordo com o mapeamento dos tipos de mão de obra que são mais necessárias em cada região.
Os trabalhadores da indústria terão oportunidade de capacitação por meio nova modalidade do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançada nesta quinta-feira (19), o Pronatec Brasil Maior. Nesta primeira etapa, serão abertas 120 mil. A ação faz parte de uma parceira entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Educação (MEC). 

O Pronatec Brasil Maior atenderá de maneira mais direta as demandas da indústria e o déficit de mãos de obras específicas em diversas regiões do País. Serão oferecidos cursos técnicos de acordo com a demanda por qualificação profissional apontada pelo setor produtivo. 

“Estamos vivendo um momento inédito no Brasil. Em vários setores o mercado de consumo brasileiro é o segundo maior do mundo. O Pronatec Brasil Maior tem o objetivo de contribuir para a melhora de desempenho industrial do País”, informou Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio durante o lançamento do programa.

Os cursos serão gratuitos e oferecidos de acordo com o mapeamento dos tipos de mão de obra que são mais necessárias em cada região.  A intenção principal é solucionar os gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia nacional identificados pelo Plano Brasil Maior. O Programa permite tanto a formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas, quanto a requalificação de trabalhadores em atividade. 
                                                                      
·         Pronatec

Pronatec 

O Pronatec já matriculou quase 4,5 milhões de pessoas no programa. A meta do governo é completar 8 milhões de matrículas.

O programa é uma das principais ações de inclusão social do governo federal e visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. 

Com várias vertentes de atuação, o programa atende toda a sociedade, porém a maior prioridade são os inscritos no Cadastro Único (Brasil sem Miséria), os estudantes do ensino médio da rede pública e os beneficiários do Seguro-Desemprego.
As modalidades são:

- Pronatec Copa do Mundo (Ministério do Turismo);
- Pronatec Seguro Desemprego (Ministério do Trabalho e Emprego);
- Pronatec Brasil Sem Miséria (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome);
- Pronatec Bolsa - Formação Estudante (Ministério da Educação);
- Pronatec Bolsa - Formação Trabalhador (Ministério da Educação);
- Pronatec Financiamento da Educação Profissional e Tecnológica (Ministério da Educação) e;
- Pronatec Brasil Maior (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário