Ciclovias |
Uma ciclovia (ou pista ciclável) é um espaço destinado
especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas.
Há vários tipos de ciclovia, dependendo da segregação entre ela e a via de
tráfego de automóveis:
- tráfego compartilhado:
não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou
bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de
ambos os veículos.
- ciclofaixa:
é uma faixa das vias de tráfego,
geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das
vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a
circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo
somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre
si.
- ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.
Ciclofaixas |
Várias cidades no Brasil, como Curitiba, São Paulo,
Blumenau e Santos já possuem essa estrutura de tráfego para ciclistas. Nesta
última a malha de ciclovias já passa dos 30Km interligando todas as zonas da
cidade. Os principais objetivos para a implantação de ciclovias são: A
segurança dos ciclistas, o estímulo à prática de esportes, o perfil
ambientalmente correto da bicicleta e também uma melhor infraestrutura de
mobilidade urbana para a cidade.
No RN, mais especificamente em Natal, ainda não se
tem essa estrutura disponível aos ciclistas, embora já exista uma lei que
determina uma série de modificações na estrutura dos transportes urbanos de
Natal, de forma a garantir o espaço dos ciclistas nas ruas e um projeto
encampado desde junho do 2011 pela Semob que prevê a construção de 48Km de
ciclovias e ciclofaixas na capital potiguar, mas a falta de recursos e de apoio
do ministério das cidades inviabilizou a realização das obras necessárias.
A lei municipal 349/2011 propõe as seguintes modificações
para garantir o espaços dos ciclistas nas ruas: instalação de bagageiros para
bicicletas em ônibus e trens; ciclovias nas avenidas de maior tráfego da
cidade, terrenos marginas em linhas férreas, cursos d´águas e parques; entre
outras.
Em São Gonçalo do Amarante também não existe essa
estrutura disponível aos ciclistas e nem o incentivo a essa prática na cidade. O
potencial de crescimento do município despertou a preocupação e o interesse do
Vereador Eraldo Paiva com a questão de mobilidade urbana, destacando que
devemos nos prevenir do caos urbano já vivido por Natal. Para ele, a construção
de ciclovias no município e o incentivo à prática do ciclismo pode desenvolver
uma cultura entre os moradores de opção pela bicicleta e com isso uma alternativa
de enfrentamento do caos urbano gerado pelo tráfego de automóveis e pela
ineficiência do transporte público.
“Vivemos em um município em crescimento e
precisamos olhar e planejar à longo prazo. Diante disso a questão da mobilidade
urbana é uma das prioridades nesse planejamento. Enxergo no incentivo à prática
do ciclismo uma forma alternativa de enfrentamento desse problema, já que não
temos um transporte público tão eficiente, além disso, com esse incentivo
criamos uma cultura de opção pelo ciclismo e atingimos outros objetivos importantes,
como a redução da poluição ao meio ambiente e a prática esportiva” Afirmou o
vereador
Eraldo
ainda destacou que para que isso seja realidade se faz necessária uma estrutura
física disponível aos praticantes do ciclismo e a responsabilidade pela
viabilização dessa estrutura é do município.
“É
importante destacar que esse incentivo não será possível sem existir uma
estrutura de física para a prática do ciclismo. A iniciativa de várias cidades pelo Brasil,
inclusive capitais, mostra a importância de se ter projetos e obras
estruturantes e campanhas de incentivo à essa prática. Essa responsabilidade é
do poder público” - Destacou
A
proposição do Vereador Eraldo (Requerimento 415/2013) foi votada e aprovada na
última sessão da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, realizada na terça-feira,
18 de Junho de 2013 e agora aguarda execução por parte do poder público
municipal.
Fonte:
Assessoria do Mandato
esse dude eka
ResponderExcluiresse max e´outro nojo kkkkk
ResponderExcluiros outros ate q entra da pra emgolir.
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