quarta-feira, 19 de junho de 2013

Eraldo Solicita a construção de ciclovias em São Gonçalo do Amarante

Ciclovias
Uma ciclovia (ou pista ciclável) é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovia, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:

  • tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.
  • ciclofaixa: é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.
  • ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.

Ciclofaixas

Várias cidades no Brasil, como Curitiba, São Paulo, Blumenau e Santos já possuem essa estrutura de tráfego para ciclistas. Nesta última a malha de ciclovias já passa dos 30Km interligando todas as zonas da cidade. Os principais objetivos para a implantação de ciclovias são: A segurança dos ciclistas, o estímulo à prática de esportes, o perfil ambientalmente correto da bicicleta e também uma melhor infraestrutura de mobilidade urbana para a cidade.

No RN, mais especificamente em Natal, ainda não se tem essa estrutura disponível aos ciclistas, embora já exista uma lei que determina uma série de modificações na estrutura dos transportes urbanos de Natal, de forma a garantir o espaço dos ciclistas nas ruas e um projeto encampado desde junho do 2011 pela Semob que prevê a construção de 48Km de ciclovias e ciclofaixas na capital potiguar, mas a falta de recursos e de apoio do ministério das cidades inviabilizou a realização das obras necessárias.

A lei municipal 349/2011 propõe as seguintes modificações para garantir o espaços dos ciclistas nas ruas: instalação de bagageiros para bicicletas em ônibus e trens; ciclovias nas avenidas de maior tráfego da cidade, terrenos marginas em linhas férreas, cursos d´águas e parques; entre outras.

Em São Gonçalo do Amarante também não existe essa estrutura disponível aos ciclistas e nem o incentivo a essa prática na cidade. O potencial de crescimento do município despertou a preocupação e o interesse do Vereador Eraldo Paiva com a questão de mobilidade urbana, destacando que devemos nos prevenir do caos urbano já vivido por Natal. Para ele, a construção de ciclovias no município e o incentivo à prática do ciclismo pode desenvolver uma cultura entre os moradores de opção pela bicicleta e com isso uma alternativa de enfrentamento do caos urbano gerado pelo tráfego de automóveis e pela ineficiência do transporte público.

“Vivemos em um município em crescimento e precisamos olhar e planejar à longo prazo. Diante disso a questão da mobilidade urbana é uma das prioridades nesse planejamento. Enxergo no incentivo à prática do ciclismo uma forma alternativa de enfrentamento desse problema, já que não temos um transporte público tão eficiente, além disso, com esse incentivo criamos uma cultura de opção pelo ciclismo e atingimos outros objetivos importantes, como a redução da poluição ao meio ambiente e a prática esportiva” Afirmou o vereador

Eraldo ainda destacou que para que isso seja realidade se faz necessária uma estrutura física disponível aos praticantes do ciclismo e a responsabilidade pela viabilização dessa estrutura é do município.

“É importante destacar que esse incentivo não será possível sem existir uma estrutura de física para a prática do ciclismo. A iniciativa de várias cidades pelo Brasil, inclusive capitais,  mostra a importância de se ter projetos e obras estruturantes e campanhas de incentivo à essa prática. Essa responsabilidade é do poder público”  -  Destacou

A proposição do Vereador Eraldo (Requerimento 415/2013) foi votada e aprovada na última sessão da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, realizada na terça-feira, 18 de Junho de 2013 e agora aguarda execução por parte do poder público municipal.


Fonte: Assessoria do Mandato

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