quinta-feira, 1 de março de 2012

Secretário de Educação Abel Neto faz um balanço da viajem à Brasília e destaca alguns investimentos na educação do município

 
Recentemente o Secretário de Educação do Município de São Gonçalo do Amarante, Abel Neto, esteve em Brasília para acompanhar e resolver algumas demandas referentes à educação do Município. Conversamos com o Secretário para saber qual foi o balanço da viagem e quais são as novidades para a educação de São Gonçalo.




- Qual foi o objetivo da viagem?
  
 Secretário Abel Neto: “O objetivo da viajem à princípio foi buscar a resolução de algumas pendências referente a recursos destinados às obras e investimentos na área da educação do município, as principais foram:  O acompanhamento do processo de liberação dos recursos para a construção das quadras poliesportivas das escolas: Dom Joaquim de Almeida, Professora Maria das Neves, Genésio Cabral e Vicente de França Monte. Outra prioridade da viajem foi o acompanhamento do processo de implantação do pólo da UAB – Universidade Aberta do Brasil em São Gonçalo Do Amarante”

- Quais foram as respostas obtidas com relação a essas demandas?

 Secretário Abel Neto: “Com relação a construção das quadras nas escolas já citadas, estamos só aguardando a liberação dos recursos por parte do Governo Federal para iniciar a construção. Todas as quadras tiveram seus projetos aprovados, com exceção da quadra da Escola Vicente de França Monte que ainda resta uma pendência de ordem técnica, mas temos um prazo para a resolução dessa pendência e vamos cumpri-lo. Em relação ao processo de implantação da UAB – Universidade Aberta do Brasil, estamos concluindo o processo de aquisição dos computadores, concluindo a acessibilidade do prédio e definindo a estrutura administrativa para podermos definir os cursos que serão implantados e assim iniciar as aulas. O pólo da UAB terá um prédio próprio com toda a estrutura necessária para o funcionamento da Universidade.”

Aproveitamos a oportunidade e buscamos saber do Secretário como será feito o pagamento do piso salarial dos professores, recentemente aprovado pelo congresso nacional

- Em relação ao pagamento do piso salarial dos professores, como será feito o pagamento aos professores da rede municipal de ensino?

 Secretário Abel Neto: “Estamos fazendo um estudo do impacto na folha de pagamento causado pelo reajuste, mas desde já temos a certeza de que não dá para conceder o reajuste de 22% para todos os níveis de graduação, já que a despesa com os professores aumentaria 46% em razão das gratificações pessoais que variam conforme o nível de graduação do professor. Neste sentido, estamos trabalhando para apresentar uma proposta viável que possa cumprir com o piso nacional e com o plano municipal. Diante disso a principal proposta é conceder o aumento com base nos níveis de graduação dos professores.”

Ainda segundo o secretário, a secretaria tem buscado outras formas de incentivar o trabalho dos professores e também de facilitar o aprendizado dos alunos.

Secretário Abel Neto: “A Secretaria de Educação adquiriu 600 Notebooks para serem distribuídos com os professores e a proposta é comprar mais 400 chegando ao total de 1000. Também temos o projeto de adquirir 5000 computadores para serem distribuídos com os alunos da rede municipal de ensino, desse total já adquirimos 300 e vamos distribuir nas comunidades de coqueiros e novo Santo Antonio”

Fonte: Assessoria do Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário