domingo, 26 de junho de 2011

Ex-ministro de Lula, José Graziano é eleito para a FAO



O brasileiro José Graziano da Silva, 61 anos, foi eleito neste domingo o novo diretor-geral do braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Segundo divulgou o órgão, Graziano recebeu 92 dos 180 votos no segundo turno contra o ex-ministro das Relações Exteriores espanhol Miguel Ángel Moratinos, em votação realizada neste domingo em Roma.  

O novo diretor-geral da agência especializada no combate à fome no mundo, que sucederá o senegalês Jacques Diouf, no cargo desde 1994, tomará posse em 1º de janeiro de 2012. A candidatura de Graziano foi apresentada por Lula e pela presidente Dilma Rousseff.  

Graziano dedicou seus esforços desde 1977 a questões relacionadas ao desenvolvimento rural e a luta contra a fome. Em 2001, coordenou a criação do programa Fome Zero no Brasil, o que o levou a ser nomeado, em 2003, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ministro extraordinário para a Segurança Alimentar e a Luta contra a Fome.  

Com o programa em cinco anos conseguiu tirar dessa situação 24 milhões de pessoas, além de reduzir em 25% a desnutrição no Brasil. Em março de 2006 foi nomeado representante regional da FAO para a América Latina e Caribe e subdiretor-general da organização.  

Fonte Portal Terra