quinta-feira, 28 de abril de 2011

Direção do IFRN apresenta cursos do campus de São Gonçalo


Com o objetivo de apresentar e debater o foco tecnológico e os cursos que serão oferecidos inicialmente pelo campus IFRN de São Gonçalo do Amarante, foi realizada na terça-feira (26) audiência pública no Teatro Municipal. 

Participaram da audiência o reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; o prefeito Jaime Calado; o vereador Eraldo Paiva (PT), além da secretária de Educação de Extremoz, Maria da Conceição Paula; da Pró-reitora de Ensino, Anna Catharina da Costa Dantas; do diretor-geral do campus Natal-Central, Enilson Pereira e do diretor-geral do campus São Gonçalo do Amarante, Carlos Guedes Alcoforado. 

No discurso, Jaime Calado reconheceu a atuação da bancada do PT para a instalação do IFRN no município. “Essa batalha foi trilhada junto com o vereador Eraldo, com o deputado Mineiro e a deputada Fátima. São Gonçalo não seria contemplado se não fosse o apoio político que tivemos”, disse o prefeito. 

O vereador Eraldo Paiva espera que o IFRN tenha projetos de extensão para atender a comunidade. “Esperamos que a população vizinha ao campus seja também beneficiada com o IFRN. Que os alunos desenvolvam trabalhos com a comunidade, que realizem essa parceria. Assim todos ganham. Espero também que os cursos sejam voltados para a qualificação da demanda que será gerada com o aeroporto”. 

O professor Belchior destacou ainda que em apenas dois anos e meio São Gonçalo já terá técnicos para atuarem no Aeroporto Internacional.  

A ideia é que o IFRN atue em dois eixos: Infraestrutura (Técnico em Edificação e Técnico em Aeroportuário) e Gestão e Negócios (Técnico em Logística). No eixo transversal, haveria a oferta de cursos técnicos em Informática e em Redes de Computadores. Vai haver investimentos também na formação de professores, com a proposta de trabalhar a formação continuada. 

As obras estão em fase de conclusão e as atividades do campus devem iniciar em julho deste ano.