O vereador Eraldo Paiva (PT) acompanhou o prefeito Jaime Calado em comitiva ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Para Eraldo, todos os esforços que cabem ao município estão sendo cuidadosamente realizados para possibilitar a continuidade obra de construção do aeroporto. “A Câmara e a prefeitura estão de mãos dadas em prol que o sonho do aeroporto vire realidade. A notícia da aprovação pelo TCU do edital de licitação do aeroporto foi uma grande conquista. Agora, vamos trabalhar para avançar nas próximas etapas”, comemorou.
A delegação foi recebida pelo engenheiro civil Ibernon Martins Gomes, gerente do empreendimento - Infraero, que ministrou palestra sobre o aeroporto, abordando as suas características particulares; projeções futuras; impacto regional na economia, comércio e turismo; avanços significativos; desenvolvimento local e em toda a região metropolitana. “O Aeroporto de São Gonçalo nasce para operar qualquer tipo de aeronave. A proximidade com a Europa e a África vai impulsionar o desenvolvimento de toda região metropolitana. Será uma grande revolução”, disse Ibernon.
Após a palestra, a comitiva seguiu para a área da primeira pista, que possui três quilômetros de extensão. Na comitiva, presença de secretários; desembargadores; juízes; vereadores; do deputado estadual George Soares; o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, além de demais autoridades.
Detalhes
- A primeira fase do aeroporto vai possibilitar um fluxo de até 5 milhões de passageiros/ano, que vai crescer de acordo com a demanda. A capacidade total será de 40 milhões de passageiros/ano.
- O aeroporto tem área de 1.500 equitares, com um terminal de carga cuja extensão será de 200 mil metros quadrados e duas pistas para pouso e decolagem.
- As licenças exigidas até o momento pelo IDEMA (EIA-RIMA, Licença Prévia, Licença de Instalação) e IBAMA (Licença de Desmatamento) foram aprovadas.
- Serão necessários 1.500,000,00 litros de água e 03 MW megawatt de energia por dia para que o aeroporto funcione.