terça-feira, 8 de novembro de 2011

Em Entrevista, Rui Falcão Reafirma Apoio à Pré-candidatura de Fernando Mineiro


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, nega apoio a candidatura de Carlos Eduardo e reafirma compromisso com o deputado estadual Fernando Mineiro. Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, Falcão deixou bem claro que o candidato a prefeito do PT, no Rio Grande do Norte, é Mineiro e que em nenhum momento deixou de prestigiá-lo.

Rui Falcão enfatiza que, durante visita a Mossoró, não fez menção a Carlos Eduardo como prefeito, apenas admitiu que uma pessoa da sua comitiva comentou sobre a candidatura do ex-prefeito de Natal. O dirigente petista não deixou dúvida que o candidato do PT é Mineiro e que está otimista com as possibilidades.

Mesmo assim, o presidente nacional do PT afirmou que não haverá prejuízo de diálogo com os partidos aliados ao PT na cidade e que busca alianças em todo o país com os partidos que compõem a base aliada da presidenta Dilma. “A orientação nacional é que o PT evite sair isolado nas campanhas e sempre procure os parceiros para ver qual a melhor alternativa de aliança em cada cidade”, destaca Rui Falcão.

Sobre a flexibilidade de aliança, Rui Falcão diz que o Partido dos Trabalhadores está sendo bastante flexível e prova disso é o fato de nas últimas eleições presidenciais, em vários lugares, o PT não foi cabeça de chapa. “Não temos o exclusivismo de só o PT receber apoio e não apoiar ninguém”.

No caso de Natal e Mossoró, em que o PSB tenta o apoio do PT para a candidatura de Larissa Rosado, o presidente nacional do PT afirma que haverá uma conversa e que as candidaturas estão sendo postas à mesa e há possibilidade de encabeçar chapa em Natal e Mossoró. Em cada local o quadro será avaliado. As pesquisas são indicadoras, embora reflitam um momento específico e não necessariamente uma tendência que vai se manifestar no dia da eleição. Rui está otimista com relação ao peso do PT, que tem 32% de preferência nacional e no Nordeste chega a 40%.

Dois aliados de Dilma, no Rio Grande do Norte, defendem a candidatura em bloco da oposição em Natal, já no primeiro turno, são eles Wilma de Faria e Carlos Eduardo. Com relação a esse assunto, Falcão é bastante enfático ao dizer que Mineiro tem competência e legitimidade para definir a tática eleitoral ate o último momento. “Nossa candidatura está posta e vamos dialogar tanto com a Wilma como com Carlos Eduardo e outras forças políticas do RN para uma decisão sobre 1º e 2º turno”.

Segundo Falcão, o diretório municipal do PT tem autonomia para definir o caminho. O diretório nacional só interfere caso haja, em alguma localidade, algo que contrarie a tática do partido, como por exemplo, fazer uma chapa sendo vice do PSDB, DEM, ou PPS, isso seria contrariar a tática nacional, visto que os três partidos fazem oposição cerrada ao Governo Dilma. 

Para encerrar, Rui Falcão fala sobre o tratamento de Lula e que ele está se recuperando e reagindo bem, inclusive, voltando essa semana a algumas atividades e até o começo do ano pode estar participando melhor das atividades políticas e partidárias. “Estamos confiantes que essa disposição de Lula em participar das campanhas do PT será viabilizada”.

Fonte: www.mineiropt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário