terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Gonçalo Perde Dinheiro ao Não Investir em Seu Potencial Turístico Religioso

A partir de hoje serão postados artigos periodicamente neste blog com o intuito de explanar diversas temáticas relevantes para o município de São Gonçalo do Amarante e RN como: economia, turismo, religião, juventude etc. Será bastante interessante que vocês leitores possam interagir conosco, fazendo comentários, quanto no envio de sugestões sobre temas a serem abordados neste blog, contribuindo para melhoria contínua de nossa ação. Sem mais delongas, vamos começar!

Ontem, 03 de outubro de 2011, comemoramos a beatificação dos Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Não estou aqui pra ressaltar a importância religiosa desta celebração, está é inegável, mas, para dar um “cutucão” nos responsáveis por tal evento tão grandioso. Até que ponto o potencial turístico dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu será deixado de lado pelas autoridades, tanto religiosas, quanto públicas?

Mártires de Uruaçu e Cunhaú 
O turismo religioso tem se mostrado um importante segmento de desenvolvimento social e econômico de diversas cidades, pois ele envolve diversos tipos de negócios e empreendimentos, gerando lucro, emprego e renda. De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 2,29 milhões de brasileiros viajam dentro do País com motivação religiosa, representando 3,2% dos brasileiros que praticam o turismo doméstico.

Mais o que seria turismo religioso? Não há consenso sobre a definição, alguns pesquisadores do turismo têm uma visão tradicionalista, afirmando que o mesmo se resume a simples visitação de locais com algum valor religioso, já outros possuem uma visão mais mercadológica, afirmam que o Turismo Religioso ocorre quando lazer, a festividade e o consumismo transcendem o sagrado, a espiritualidade. É a junção de elementos como a cultura popular, urbana e a religiosa.

Eventos religiosos como qualquer outro, são capazes de movimentar a economia através da utilização dos equipamentos turísticos da localidade receptora, pois na medida em que as pessoas se deslocam para participar de um evento, as mesmas aproveitam a ocasião para fazer compras, passear, conhecer os demais atrativos da comunidade sede. Daí a necessidade do bom funcionamento da Superestrutura do turismo (Sistema de transporte, hospedagem, segurança, lazer etc.) facilitando a permanência dos turistas e o usufruto dos bens ligados à fé, ao comércio e de todo patrimônio natural, histórico e cultural local. 

Eventos como o Círio de Nazaré no Pará e a Festa de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, em São Paulo, constituem-se um forte atrativo turístico, conseqüentemente, são indutores da geração de renda e emprego. Somente o Círio de Nazaré no ano de 2007, reuniu mais de dois milhões de pessoas, que junto com as festividades que se realizam em paralelo ao evento injetaram na economia do estado mais de R$ 500 milhões de reais.

Festa de Sant'Ana em Caico - RN
Particularmente eu não sei o que as autoridades pensam sobre este caso, só sei que posso dizer com toda autoridade que, São Gonçalo está perdendo dinheiro, muito dinheiro mesmo. 
No Rio Grande do Norte, o destaque do turismo religioso vai para as Festas de Santana em Caicó, a maior e mais tradicional do estado, e Santa Rita de Cássia em Santa Cruz, que vem investindo pesado a cada ano.

Festa de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz - RN
A moda agora é o Aeroporto Internacional, que irá gerar vários empregos, injetará bastante dinheiro e com certeza aumentará a especulação imobiliária no município, mas tornará São Gonçalo, caso não desenvolva nenhuma ação de promoção turística, em apenas um trampolim para as demais cidades que apresentam um maior grau de desenvolvimento turístico. O dinheiro que poderia ser gasto aqui em nosso município, será gasto em outros locais e não voltará mais. É uma pena mais é verdade.
A transformação de São Gonçalo do Amarante de atrativo potencial para atrativo real só será possível se, o poder público juntamente com as autoridades religiosas reconhecerem a importância dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu como ponto estratégico de desenvolvimento socioeconômico, e posteriormente desenvolverem políticas públicas de incentivo a cultura, educação, desenvolvimento paisagístico e urbano, segurança, saúde, lazer, turismo, etc. dando condições de nortear o desenvolvimento sustentável e a qualidade de uma atividade tão complexa como o turismo em nosso município.

Lino Artur 
Bacharel em Turismo formado pela UFRN e Militante Petista.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário