segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Arquitetos da Mudança: Mineiro dá depoimento sobre militante do RN

Na manhã desta segunda, 14, uma nova edição do programa canadense Arquitetos da Mudança (Les Artisans du Chagement), foi gravada no Rio Grande do Norte. O projeto, que tem como objetivo mostrar pessoas pelo mundo que promovem mudanças sociais, entrevistou a militante no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e responsável pela Casa Renascer, Dilma Felizardo.




Ela aproveitou para apontar o deputado Fernando Mineiro como um grande parceiro nesse trabalho, desde quando o mesmo exercia seu primeiro mandato de vereador, em 1991. "Mineiro foi uma das primeiras pessoas em Natal que acolheram minhas idéias loucas. Ele não só aderia, como dava sugestões, indicava parceiros. É difícil esquecer alguém que acredita nas nossas propostas", lembra Dilma.



"O trabalho de Dilma foi fundamental para dar visibilidade à questão. Hoje em dia, pelo menos o Estado reconhece que é um problema. É muito difícil construir políticas públicas permanentes no Brasil e essa é uma mudança efetiva promovida por ela", declara, por sua vez, Mineiro.



Questionado sobre a declaração de Dilma sobre ser um "homem de coragem", Mineiro afirma: "Eu não sou um homem de coragem porque coragem não é individual. Ela vem com os parceiros. Eu tenho porque ela tem". E completa: "Eu estou deputado. Na verdade, sou professor e militante social. Nós dois somos e é daí que surge nosso compromisso".



CPI



Durante a entrevista, a equipe questionou sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no Brasil em 1993. O intuito da mesma era investigar o fenômeno da exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo Felizardo, a CPI só chegou no RN a partir de documento produzido em parceria com Fernando Mineiro.



Código de Conduta



Em outra ação conjunta, os dois militantes construiram a 1ª lei de combate ao problema, o Código de Conduta Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na época, Mineiro ainda era vereador e depois de aprovada em Natal, a lei foi adotada estadual e nacionalmente.






O programa Arquitetos da Mudança realizada 15 edições anuais, entrevistando pessoas de destaque na promoção de trabalhos sociais. A responsável pelo projeto é a produtora PVP. A edição sobre Dilma Felizardo vai ao ar no final de 2010. No ano seguinte, ela completa 20 anos de sua chegada ao Rio Grande do Norte.



A gravação foi realizada na Praça Sete de Setembro, em frente à Assebléia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário