Paim diz que reajuste para aposentados aquecerá a economia
O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou nesta segunda-feira (9), em discurso na tribuna do Senado, que o reajuste para os aposentados e pensionistas no mesmo percentual concedido ao salário mínimo irá aquecer a economia e melhorar a distribuição de renda no País – o reajuste aguarda votação da Câmara.
Segundo o parlamentar, a necessidade de reajuste dos valores das aposentadorias e pensões para as pessoas que recebem acima do salário mínimo se tornou o assunto principal entre os 190 milhões de brasileiros, porque quem não é aposentado sonha um dia em se aposentar e receber um valor que dê para sobreviver. Paim citou em seu discurso estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que apontou a existência de 13,3 milhões de idosos que são chefes de famílias, sendo que em metade delas há um adulto com idade acima de 21 anos desempregado.
Paim destacou que seus projetos tem por objetivo promover a Justiça, pois os aposentados estão recebendo a metade do que recebiam no momento em que se aposentaram. Dos 27 milhões de benefícios emitidos, 69% são de um salário mínimo, 21% de um a três salários mínimos, o que corresponde a 90% de todos os benefícios nessa faixa de valor. "Não é correto dizer que o reajuste de 5% é para todas as aposentadorias. Não é verdade. É só para aqueles que ganham até quatro salários mínimos, eu diria 94% de todos os aposentados", disse o senador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário