Foto: Dida Sampaio/AE |
O Rio Grande do Norte foi incluído no Programa de Expansão do ensino superior e tecnológico lançado ontem (terça-feira) pela presidente Dilma Rousseff. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi contemplada com um campus em Pau dos Ferros, que será concluído até o próximo ano. Também foram anunciadas três novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) para os municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Além deles, o RN está na lista das escolas de educação profissional em construção, com o município de São Gonçalo. Já as novas unidades de educação profissional vão estar prontas entre 2013-2014, conforme previsão do Ministério da Educação.
Para o vereador do PT em São Paulo do Potengi, João Cabral, a decisão de implantar o IFRN no município é a vitória de anos de mobilização. "Em 2009, fizemos uma audiência pública, puxada pelo meu mandato, para discutir o assunto, com a presença do, então, coordenador nacional dos IFs. Saímos de lá com a garantia de que o IFRN seria implantado em São Paulo do Potengi", declara. João Cabral também conta que, desde então, a deputada federal Fátima Bezerra vem acompanhando os trâmites da questão. Em março deste ano, o vereador esteve em Brasília, junto com a parlamentar, para reunião sobre o tema no Ministério da Educação.
"Havia toda uma expectativa da cidade. Agora, nós faremos um grande encontro para comemorar, reunindo as lideranças do partido e prefeitos das cidades vizinhas", completa.
Fátima Bezerra também comemorou a implantação dos novos IFRNs. "Quero aqui, em nome do povo do Rio Grande do Norte, especialmente da juventude, do povo de São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim e Canguaretama, dizer à presidenta Dilma que levar unidades do IFRN a essas três cidades significa muito do ponto de vista da nossa luta em busca da cidadania. O que antes parecia um sonho, hoje é realidade”, afirmou.
*Com informações do Diário de Natal